Você já deve saber: é impossível criar uma estratégia de marketing sem a definição de uma persona – ou muitas. Ela é importantíssima para a criação do seu conteúdo. Mas quando a persona é criada, que linguagem você usará para conversar com ela? 

Vem que a gente te explica!

Mas… por que não usar uma linguagem universal? 📎 

Uma linguagem comum a todos até comunica, mas não conversa. Notou a diferença? Sua persona até entende a mensagem que você quer passar com o seu conteúdo, mas não se relaciona, não se conecta, não se identifica, não se afeiçoa a ele. 

Um consultório médico ou uma empresa do ramo de cosméticos, por exemplo. Ambas podem usar um “idioma” padrão, universal. Afinal, elas serão capazes de se comunicar com todo mundo. Mas só falando a mesma língua da sua persona (e sobre o que ela acha relevante) é que ela se sentirá familiarizada, sentirá que você não está falando para um público, mas com ela

E, lógico, não é nada estratégico (e difícil) criar identificação com a persona de um consultório médico e a de uma empresa de cosméticos ao mesmo tempo.

Portanto, a segmentação deve partir também da forma como você se comunica com sua persona. 

Como definir a linguagem a ser utilizada com a persona 🧏🏽‍♀️

É fácil: conhecendo mais a respeito dela. Como ela fala? Que tipo de problemas ou problemas ela costuma ter? O que ela faz? Do que ela vive? São perguntas que poderiam estar na abertura do Globo Repórter, mas que são muito úteis para a definir a linguagem a ser usada com a persona e, consequentemente, para nossa estratégia de comunicação. 

Pesquise sobre esta persona, acompanhe-a, se possível, converse pessoalmente com quem tenha as características da sua persona. Nada mais adequado, já que a ideia aqui é criar relacionamento. 

Depois que já estiver produzindo conteúdo e a sua persona consumindo, a escuta deve continuar para fidelizá-la. Lance mão de ferramentas que o façam dar opiniões, como pesquisas de opinião, enquetes no Instagram, convites a comentar, abordagem nas mensagens inbox, enfim, há muitas maneiras de fazer isso.

Não ignore a linguagem visual na hora de falar com a persona 🖼️

Quando falamos em linguagem, muita gente pensa apenas no que é objetivo, escrito e lido. A linguagem visual entra aí, para contribuir com o que é subjetivo e também cria identificação com a persona. 

Imagens, cores, formatos precisam ser tão criativos e atrativos quanto um conteúdo em texto. A comunicação deve ser integrada. Quanto texto e visual combinam, o match é certo!

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