Diversas mudanças ocorreram no Instagram em 2019: redução da visibilidade para imagens sensíveis, a impossibilidade de ver quem visualizou seus stories depois de 24 horas, oportunidade de finalização das compras no app e a ocultação do número de likes nas postagens. 

Ainda assim, o Instagram segue sendo uma das redes sociais com maior retenção de audiência em terras brasileiras. Portanto, não encare o Insta como mais uma das redes sociais, mas sim como uma das mídias mais influentes e poderosas para um marketing, de fato, estratégico. 

O que devo fazer para aproveitar as ferramentas do Instagram na visibilidade do meu negócio?

Um conteúdo de qualidade faça toda a diferença e, por meio dele, é possível engajar, criar relacionamento, interagir, gerar identificação ampliando, assim, a sua rede. 

O aplicativo oferece diversos recursos diferentes, como stories, destaques, IGTV, ao vivo e, não explorar todos eles é um erro.

Aqui vão algumas dicas de como usar, de forma inteligente e proveitosa, as ferramentas oferecidas pelo Insta:  

– Stories:

É um dos recursos queridinhos do app, pois possibilita o compartilhamento, em tempo real, de fotos, vídeos, enquetes, perguntas, GIFs, e que desaparecem depois de 24 horas. Por ser dinâmico, proporciona uma interação mais movimentada, engajadora e intimista com seu público. 

Quando você mostra o que está acontecendo nos “bastidores” do feed, seus seguidores se sentem mais próximos, se sentem parte do seu trabalho. Como você pode ver, o recurso Stories é mais do que útil para o seu negócio

– Destaques: 

Como os stories somem depois de 24 horas, você pode salvá-lo como Destaque para que ele fique sempre disponível para quem acessa o seu perfil.  

Os destaques funcionam como um cardápio e permitem a melhor visualização do você quer mostrar. Além disso, são fáceis de criar e manter. Escolha uma boa imagem de capa para cada Destaque e, voilá!

Se você tem um consultório dermatológico, por exemplo, pode organizar os Destaques da seguinte forma: 

  • Procedimentos estéticos: fotos e informações sobre os principais procedimentos oferecidos pelo consultório e, se possível, os benefícios deles, mas de forma resumida, em poucas palavras;
  • Procedimentos clínicos: fotos e informações sobre os principais procedimentos clínicos oferecidos e o quais são os males que eles combatem;
  • Espaço: fotos sobre o seu consultório por dentro, para criar familiaridade e proximidade com o seguidor;
  • Eventos: fotos e vídeos da sua participação em eventos como congressos, simpósios, cursos, qualificações, etc. Seu seguidor precisa saber que sua formação é contínua;
  • Feedback de pacientes: prints, respeitando a privacidade dos pacientes, com palavras que demonstrem a satisfação de quem já passou pelo seu consultório. Assim, quem ainda não conhece seu trabalho terá mais confiança em procurá-lo. 

– IGTV: 

Este recurso é, basicamente, a TV do Instagram, e permite a publicação de vídeos de até uma hora de duração, dependendo do tipo de conta. Para quem precisava recorrer somente ao YouTube para publicar vídeos com mais de um minuto, o IGTV veio para ajudar. 

Ainda usando o exemplo do consultório dermatológico, por que não publicar um vídeo explicando como certo procedimento funciona? Ou mesmo tirando uma dúvida comum sobre pele, cabelo ou unhas? O vídeo aproxima e faz com que a pessoa se sinta mais familiar a você do que as fotos, não é?

– Live:

Trata-se do recurso de vídeos ao vivo. Talvez para o marketing médico esta ferramenta não faça tanto sentido, mas pode ser útil para mostrar sua fala em algum evento ou mesa redonda, por exemplo. Ou mesmo para abrir uma sessão de perguntas dos seus seguidores. 

Neste caso, anuncie com alguns dias de antecedência o dia e horário em que o ao vivo estará disponível. Isso criará certa expectativa entre os seguidores e deixará a impressão de disponibilidade.

– DM (direct messages, ou mensagens diretas em inglês, também conhecidas como “inbox”):

Há pouco tempo falamos no nosso Instagram sobre como é possível usar a DM como aliada na sua aproximação com o cliente ou paciente. Alguns deles preferem mandar mensagens, que são privadas, do que comentar em posts. 

É importantíssimo responder as mensagens com rapidez, não deixando passar mais de 24 horas sem dar retorno ao paciente. Ele precisa se sentir assistido e valorizado, e isso começa no retorno às questões dele. 

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