A ampliação do acesso à informação, sem dúvida, mudou o perfil do consumidor brasileiro. Não apenas para comprar produtos. O nível de exigência também aumentou para escolher serviços e, obviamente, para escolher e classificar alguém como um bom médico.
Existe uma série de quesitos que podem fazer de você um médico diferenciado! Listei quatro de um universo amplo, que vai variar de profissional para profissional. O importante é ter em mente que, ser um médico excepcional, vai muito além de ser um médico bem-sucedido. Estamos falando da sua capacidade de acolher e de encantar um paciente. Confira:
Conhecimento técnico atualizado
Essa é a primeira qualidade para entrar no rol de profissionais realmente diferenciados. Por mais experientes e bem-sucedidos, médicos excepcionais não param nunca de aprender. Participar de congressos e estar sempre em dia com a leitura de artigos científicos da área é muito importante. Com a ajuda da internet, é cada vez mais fácil para um paciente descobrir se você está na vanguarda do conhecimento ou se parou de se atualizar há muito tempo.
Empatia com o paciente e com familiares
Médicos excepcionais nunca perdem de vista que uma situação de rotina para eles pode ser um evento único e dramático na vida de quem os procura. Contar com um médico que respeite o paciente, que saiba conduzir o tratamento e que também seja o seu apoio nos momentos de medo, questionamentos, de raiva e de tristeza, sem dúvida, é o sonho de qualquer paciente. Gerar confiança e acolhimento, portanto, é fundamental.
Franqueza
Não importa a situação, o paciente quer confiar no médico. A pedra fundamental dessa relação é a verdade. Não se deve ser brutal, mas transparente o tempo todo. E a franqueza de médicos excepcionais não é só com relação ao paciente. É preciso honestidade e humildade para admitir que uma situação está além dos recursos disponíveis naquele momento e que pode ser preciso buscar apoio de outros colegas para prestar o melhor auxílio possível..
Estar cercado de bons auxiliares
Por mais que seja o seu nome na porta da sua sala, boa parte das atividades de rotina de um consultório, clínica ou hospital estão nas mãos de auxiliares. É impossível escapar da burocracia como agendamento das consultas, marcação e retorno de exames, trâmites financeiros etc. Um médico excepcional costuma se cercar de uma equipe excepcional. O papel do time é facilitar a vida do paciente para que ele possa se concentrar ao máximo na sua saúde e não nos pequenos problemas pouco ou mal resolvidos por uma equipe despreparada.